O GameCube é o primeiro console da Nintendo a usar discos ópticos como meio de armazenamento principal. Os discos são ❤️ do formato miniDVD e o sistema não foi projetado para reproduzir DVDs ou CDs de áudio em spaceman aposta f12 tamanho real, ❤️ diferentemente de seus concorrentes, sendo focado em spaceman aposta f12 jogos. Existe também um DVD player que foi criado pela Panasonic chamado ❤️ Panasonic Q, fruto da parceria entre a Nintendo e a Panasonic, já que a Panasonic criava os discos óticos do ❤️ Gamecube e ganhou o direito de criar um reprodutor de CD/DVD compatível com o Gamecube (situação similar ao que houve ❤️ anos antes com a Sharp, ao produzir o Twin Famicom e a TV Super Famicom Naizou TV SF1). O console ❤️ suporta jogatina on-line limitada para um pequeno número de jogos por meio de um adaptador de banda larga ou modem ❤️ e pode se conectar a um Game Boy Advance com um cabo de ligação, que permite aos jogadores acessar recursos ❤️ exclusivos do jogo usando o console portátil como segunda tela e controle.
O GameCube usa cabos de
composto para exibir ❤️ jogos na televisão; no entanto, existem diferenças nos modelos de GameCube. Os modelos produzidos antes de maio de 2004 também ❤️ têm a capacidade de usar cabos áudio e componente, varredura progressiva e uma segunda porta serial. A placa de ❤️ identificação na parte superior do console com as palavras "Nintendo GameCube" pode ser removida. Este modelo é conhecido como DOL-001. ❤️ Os recursos mencionados anteriormente foram removidos nos consoles GameCube produzidos entre 2004 e 2007; o modelo posterior era conhecido como ❤️ DOL-101. O modelo mais recente atualizou o firmware que desativa as fraudes e códigos de fraude do Action Replay (uma ❤️ versão mais recente foi desenvolvida para contornar isso) e o laser de leitura de disco foi aprimorado de várias maneiras, ❤️ embora não seja tão durável. O modelo DOL-101 veio com um adaptador de energia de 48 watts para alimentar o ❤️ console, enquanto o original é de 46 watts.[3]
A recepção do GameCube na época era geralmente positiva. O console foi elogiado ❤️ por seu controle, extensa biblioteca de software e jogos de alta qualidade, mas foi criticado por seu design e falta ❤️ de recursos. A Nintendo vendeu 21,74 milhões de unidades GameCube em spaceman aposta f12 todo o mundo antes de o console ser ❤️ descontinuado em spaceman aposta f12 2007. Seu sucessor, o Wii, da sétima geração de consoles, (o primeiro modelo era totalmente compatível com ❤️ os jogos e acessórios de GameCube) foi lançado em spaceman aposta f12 novembro de 2006.
Em 1997, foi fundada uma empresa de design ❤️ de hardware gráfico chamada ArtX, composta por vinte engenheiros que haviam trabalhado anteriormente na empresa Silicon Graphics no design do ❤️ hardware gráfico do Nintendo 64. A equipe foi liderada pelo Dr. Wei Yen, que havia sido o chefe de operações ❤️ da Nintendo na SGI, o departamento responsável pelo projeto arquitetônico fundamental do Nintendo 64.[4][5]
Em parceria com a Nintendo em spaceman aposta f12 ❤️ 1998, a ArtX começou à projetar o sistema lógico e o processador gráfico (de codinome "Flipper")[6] do console de videogame ❤️ de sexta geração da Nintendo, supostamente com o antigo nome de código interno "N2000".[7] Na coletiva de imprensa da Nintendo ❤️ em spaceman aposta f12 maio de 1999, o console foi anunciado publicamente pela primeira vez como "Project Dolphin", o sucessor do Nintendo ❤️ 64.[5][8] Posteriormente, a Nintendo começou à fornecer kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos como Rare e Retro Studios.[9] A ❤️ Nintendo também formou uma parceria estratégica com a IBM, que criou a CPU do novo console, chamada "Gekko".[9]